quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ementa do curso de férias - Curso prático de iniciação à pesquisa acadêmica: realizando um bom TCC em Direito



Curso prático de iniciação à pesquisa acadêmica: realizando um bom TCC em Direito

Ementa: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho obrigatório nos cursos de Direito e talvez, um dos poucos momentos em que o aluno é chamado a realizar uma pesquisa científica. Porém, o Curso de Direito não estava tradicionalmente voltado para a pesquisa, e professores e alunos tem encontrado imensa dificuldade em produzir e auxiliar na produção da pesquisa acadêmica em Direito. Por conta disso diversos alunos se desesperam nessa fase da graduação. Este curso pretende ensinar aos alunos o que fazer nos trabalhos de TCC em Direito, para poderem se sair melhor na sua qualificação. Não se trata de um curso de metodologia do trabalho científico completo, nem de um tutorial para pesquisa em Direito, mas de um curso rápido para resolver questões pontuais dos alunos que preparam o TCC.  Durante o curso serão apresentados diversos exemplos aos alunos de problemas de TCC em Direito. Durante o curso também serão realizados exercícios de montagem de algumas partes do TCC, como objetivos, bibliografia, e citações. Recomenda-se que o aluno já esteja realizando seu TCC para poder melhor aproveitar as aulas. 

Bibliografia básica:
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008.


Aula 1- Organizando o TCC em um projeto de pesquisa, Temas: como escolher- limitando tema, a pesquisa bibliográfica, cronograma.       
Aula 2- O objeto de estudo e objetivo de estudo; Construindo o sumário.

Aula 3- A metodologia (pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa-ação, pesquisa participativa, pesquisa histórica, pesquisa em filosofia), criando conhecimento novo no Direito.

Aula 4- Regras ABNT, a forma do TCC, cuidado com a linguagem formal e acadêmica, fazendo relatórios parciais. 

Aula 5- A questão do plágio, revisando o trabalho, apresentando o trabalho na banca de qualificação.

 

Nenhum comentário: